sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Comunicação e Cultura Popular - Trabalhos Finais: “Bang”: Agora pode gostar da Anitta

Bruno Filho, da turma de Comunicação e Cultura Popular, fez uma análise sobre a carreira da cantora Anitta, desde o seu início em 2010. O aluno demonstra, através de autores diversos, como o perfil musical da artista, que começou na Furacão 2000, foi mudando ao longo dos anos e como a identidade da cantora foi sendo construída de acordo com os padrões da música pop, visando um determinado público em detrimento de outro. 


"Anitta é uma cantora tida como percussora no movimento de “popficação” ou reconfiguração da fronteira simbólica entre o funk e outros gêneros musicais. A intérprete brasileira que iniciou sua carreira em 2010 no funk pela Furacão 2000, foi contratada pela gravadora Warner no ano seguinte e passou a transformar sua imagem de acordo com valores de certos padrões musicais do pop. Ganhou uma superprodução com cenário, figurino e dançarinos e aos poucos foi se desvinculando a sonoridade do funk por elementos eletrônicos. A sua música que obteve maior visibilidade e destaque, Show das Poderosas, já apresentava a dualidade musical da cantora transitando entre dois gêneros: pop e funk.

Entretanto, por mais que apresentasse caraterísticas e elementos inovadores no campo musical, Anitta sempre foi alvo de críticas negativas pelos atores sociais das duas cenas musicais que transitava, Funk e Pop, e também por atuantes da cena brasileira considera cânone e legitimada, a MPB. Diretamente ligada ao popular, de massa e sem autenticidade, a sua imagem causava conflito entre os dois gêneros musicais em questão, que atravessavam disputas de gosto e embates permanentes entre o consumo cultural musical, ligados diretamente na construção de identidade entre os atores e suas respectivas cenas musicais."

Confira o trabalho na íntegra aqui.

Nenhum comentário: